Os munícipes contam que os motoristas do transporte coletivo são obrigados a mudar de rotas - Foto; Divulgação/EMTU

A falta de ônibus municipais e intermunicipais tem sido registrada em bairros de São Vicente, devido às ações policiais realizadas na cidade durante a Operação Verão. O problema vem causando revolta em moradores. De acordo com a população, a situação acontece há, pelo menos, dez dias.

Um morador do bairro Jóquei Clube, que prefere não ser identificado, afirma que os ônibus das linhas municipal e intermunicipal 915 e 925 não estão passando na área. Além disso, ele contou que a população precisa andar até o próximo ponto, que fica a 1,5 km, para conseguir acesso ao transporte público.

A situação se repete no bairro Jardim Pompeba. Outra moradora, que também não quer ser identificada, explicou que está andando mais de dois quilômetros para pegar ônibus, já que o bairro não tem transporte público há, pelo menos, duas semanas. Ela afirmou ter questionado os motoristas sobre o desvio e a resposta que ouve é que há possibilidade de ataque aos veículos.

Os moradores também alegaram que crianças e idosos acabam sendo prejudicados por conta do forte calor e que há revolta da população à procura de respostas.

Posicionamento

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), responsável pela rota dos ônibus intermunicipais, informou que o desvio está sendo feito desde 8 de fevereiro, por conta de ameaças de vandalismo, por consequência das operações policiais na cidade. A companhia também disse que “os moradores devem olhar o itinerário e seguir para o próximo ponto”. Contatada, a prefeitura de São Vicente não respondeu até o fechamento desta matéria.

Com informações de A Tribuna