O momento em que ação foi impedida pelos seguranças e produtos recuperados - Foto: Reprodução e Arquivo Pessoal

“Querem levar cada vez mais. É na cara dura mesmo. Eles não respeitam a gente aqui, nem o pessoal armado (da segurança) estão respeitando mais. Virou uma bola de neve. Ficamos apreensivos. Eu acordo pela manhã tendo que vir para cá e já fico estressado. Ficamos com medo. Alguns deixam passar pelo caixa com as coisas por medo de alguma retaliação (dos criminosos)”.

Este é o depoimento, sob condição de anonimato, de um funcionário do hipermercado Extra, da Avenida Conselheiro Nébias, no bairro Vila Nova, em Santos. A unidade está sofrendo sucessivos assaltos e arrastões, e a segurança se tornou uma preocupação constante de quem trabalha no local.

A dinâmica dos arrastões

O homem conta que os ladrões se sentem à vontade para invadirem, saquearem e até consumirem produtos dentro das instalações. Nesse sentido, ele afirma que diversos boletins de ocorrências (BOs) foram registrados e, por muitas vezes, a Polícia Militar (PM) é acionada por telefone. No entanto, as tentativas não surtem efeito, pelo fato de os criminosos fugirem ao notarem a chegada da viatura ou abandonarem os produtos furtados no local para poderem escapar.

“Funcionários são agredidos fisicamente, verbalmente e ameaçados com objetos cortantes. Somos ameaçados de morte a todo momento. Há duas semanas uma funcionária foi agredida a tapas no caixa automático por uma mulher que estava furtando. Os vigilantes ficam à mercê da violência sem nenhum tipo de proteção”, relatou.

As ações costumam ser em grupos, que incluem homens, adolescentes e até mesmo mulheres grávidas. Ao serem abordados, contudo, o funcionário diz que eles se reúnem em grande número para danificarem o local e furtarem diversos produtos como forma de retaliação. A unidade possui seguranças armados e câmeras de vigilância. No entanto, isto não é o suficiente para amedrontá-los.

Autoridades

A PM confirmou, em nota, ter sido chamada no dia 5 de março por funcionários do local relatando agressões e roubo. Na ocasião, a corporação garantiu que duas mulheres foram presas e levadas para o 7º Distrito Policial (DP). Além disso, também informou que, na terça-feira (12), os agentes prenderam outros dois homens por roubo no mercado e as ações continuarão nos entornos.

Com informações de A Tribuna.