Foto: Divulgação

O vereador Sérgio Santana (PL) informou que testou negativo para a covid-19 em exame sorológico de contraprova. O resultado chegou na noite de quinta-feira (6). Benedito Furtado (PSB) e Sadao Nakai (PSDB) também já tinha divulgado que negativaram o novo exame.

Conforme revelou o Folha Santista, os três parlamentares da Câmara de Santos que tiveram resultado positivo em uma série de testes do tipo rápido aplicados em que atua no legislativo, na última terça-feira (4), e estavam em isolamento preventivo.

Os testes rápidos foram aplicados pela Prefeitura de Santos em 329 pessoas, entre servidores do Legislativo, funcionários dos gabinetes e vereadores. De acordo com a secretaria de Saúde, 140 tiveram resultado positivo, sendo 71 com o vírus ativo. A Câmara suspendeu as atividades por sete dias, até a próxima quarta-feira (12), e o prédio foi interditado.

Os novos resultados colocam em questão a precisão e a qualidade dos testes rápidos utilizados pelo Executivo. Furtado cobrou esclarecimentos da prefeitura e acusou “erros grosseiros” na aplicação dos testes rápidos.

Ainda na terça, vereadores questionaram a confiabilidade do teste e o próprio secretário municipal de Saúde, Fábio Ferraz, admitiu que podem ocorrer falsos positivos. Ferraz sugeriu que, “quem puder, faça o exame sorológico”.

Em nota oficial, porém, a secretaria de Saúde afirma que confia na qualidade do teste rápido adquirido pelo Executivo e a orientação é para que apenas pessoas com sintomas sejam submetidas a um exame mais preciso.