Foto: Divulgação

O vereador Benedito Furtado (PSB) informou nesta quinta-feira (6) que não está com covid-19. Conforme revelou a Folha Santista, ele foi um dos três parlamentares da Câmara de Santos que tiveram resultado positivo em uma série de testes do tipo rápido aplicados em que atua no legislativo, na última terça-feira (4).

“Na noite de ontem, recebi o laudo do teste sorológico que acusou “não reagente” ao Coronavírus. Ao examinar o resultado, o médico e amigo Evaldo Estanislau me informou que não estou infectado pelo COVID-19 e que o teste rápido realizado na Câmara com certeza havia acusado ‘falso positivo'”, disse Furtado, em nota enviada à reportagem.

Os testes rápidos foram aplicados pela Prefeitura de Santos em 329 pessoas, entre servidores do Legislativo, funcionários dos gabinetes e vereadores. De acordo com a secretaria de Saúde, 140 tiveram resultado positivo, sendo 71 com o vírus ativo. A Câmara suspendeu as atividades por sete dias, até a próxima quarta-feira (12), e o prédio foi interditado.

Furtado, que estava em isolamento preventivo desde o positivo no teste rápido, também destacou que é importante que a administração municipal esclareça sobre a imprecisão e “erros grosseiros” no processo de testagem.

“Agora, é esclarecer quais as razões objetivas que estão levando os gestores públicos a submeter a sociedade em geral a testes rápidos com tamanha imprecisão. Na testagem realizada na Câmara, terça-feira passada, os erros foram grosseiros, dezenas de testes que lá acusaram positivos, como o meu, em nova testagem mais segura tiveram resultados negativos”, continua o comunicado do vereador, que também foi publicado nas redes sociais.

Foto: Reprodução

Ainda na terça, o próprio secretário municipal de Saúde, Fábio Ferraz, admitiu que podem ocorrer falsos positivos e sugeriu que, “quem puder, faça o exame sorológico”. Em nota oficial, porém, a secretaria afirma que confia na qualidade do teste rápido adquirido pelo Executivo e a orientação é para que apenas pessoas com sintomas sejam submetidas a um exame mais preciso.

Tania Riesco, assessora de Furtado, também se submeteu ao teste sorológico e o resultado também foi não reagente.

https://www.instagram.com/p/CDjYnjhgm7K/?utm_source=ig_web_copy_link