Foto: Reprodução

O vereador Sadao Nakai (PSDB) informou nesta quinta-feira (6) que fez um teste sorológioc e atestou que não está com covid-19. Conforme revelou o Folha Santista, ele foi um dos três parlamentares da Câmara de Santos que tiveram resultado positivo em uma série de testes do tipo rápido aplicados em que atua no legislativo, na última terça-feira (4).

O novo exame revelou que Sadao já teve a doença e, por isso, o coronavírus aparece no teste rápido. No entanto, o vírus não está ativo.

“Depois de ter obtido resultado positivo em testagem rápida realizada na Câmara de Santos, o vereador Sadao Nakai submeteu-se a um novo exame, dessa vez sorológico, em que foi atestado que ele já teve contato com o coronavírus. A amostra de sangue colhida aponta que ele tem IGG Positivo, ou seja já teve a doença, está curado e não está mais em estágio de transmissão”, informou o vereador, em nota enviada à reportagem.

Os testes rápidos foram aplicados pela Prefeitura de Santos em 329 pessoas, entre servidores do Legislativo, funcionários dos gabinetes e vereadores. De acordo com a secretaria de Saúde, 140 tiveram resultado positivo, sendo 71 com o vírus ativo. A Câmara suspendeu as atividades por sete dias, até a próxima quarta-feira (12), e o prédio foi interditado.

Sadao ainda informou o resultado do novo exame em vídeo publicado nas redes sociais.

https://www.instagram.com/p/CDj-gM8A2ct/?utm_source=ig_web_copy_link

Mais cedo, vereador Benedito Furtado (PSB), outro parlamentar que teve resultado positivo no teste rápido realizado na Câmara, comunicou que também teve resultado negativo em exame sorológico de contraprova posterior. Segundo o médico responsável, o parlamentar não tem e não teve covid-19. Furtado cobrou esclarecimentos da prefeitura e acusou “erros grosseiros” na aplicação dos testes rápidos.

Ainda na terça, vereadores questionaram a confiabilidade do teste rápido da prefeitura e o próprio secretário municipal de Saúde, Fábio Ferraz, admitiu que podem ocorrer falsos positivos. Ferraz sugeriu que, “quem puder, faça o exame sorológico”.

Em nota oficial, porém, a secretaria de Saúde afirma que confia na qualidade do teste rápido adquirido pelo Executivo e a orientação é para que apenas pessoas com sintomas sejam submetidas a um exame mais preciso.