Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

No cenário tenso que envolve a privatização da Sabesp, um episódio marcante chamou atenção para a repressão policial durante a votação na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). Hendryll Luiz Rodrigues de Brito Silva, morador de Santos e estudante bolsista do curso de ciências e tecnologia do mar da Unifesp, encontra-se detido, acusado de mais de cinco crimes após manifestar-se em defesa da Sabesp pública.

O jovem, que é o primeiro de sua família a ingressar em uma universidade pública, desempenha papel ativo como diretor do centro acadêmico Nautilus na Unifesp, onde mobiliza estudantes em defesa de seus direitos, do petróleo nacional e da Petrobrás.

A prisão de Hendryll ocorreu durante a votação na Alesp, onde os ânimos estavam exaltados devido ao debate acalorado sobre a privatização da Sabesp. Segundo relatos, a Polícia Militar interveio de maneira rigorosa, detendo o estudante e o acusando de diversos crimes relacionados à sua participação na manifestação.

Diante desse cenário, os movimentos sociais, a Unidade Popular e os estudantes organizaram um ato de solidariedade que ocorrerá nesta sexta-feira (6), às 18 horas, na Unifesp Baixada Santista – Unidade Carvalho de Mendonça.

O ato visa não apenas expressar apoio a Hendryll, mas também levantar a voz contra a repressão policial em manifestações democráticas e reafirmar a importância da defesa dos serviços públicos, especialmente no contexto da Sabesp.

Compromisso com justiça e direitos civis

Os organizadores convocam a comunidade acadêmica, os movimentos sociais e todos os cidadãos comprometidos com a justiça e os direitos civis a participarem desse momento de solidariedade.

O caso de Hendryll reflete não apenas as tensões em torno da privatização da Sabesp, mas também acende debates sobre a liberdade de expressão, o direito à manifestação e o papel das forças de segurança em lidar com protestos pacíficos. O ato de solidariedade surge como uma oportunidade para a sociedade expressar sua posição e reafirmar valores fundamentais para uma democracia saudável.