Foto: Ronaldo Barreto

A Costa Cruzeiros, proprietária do Costa Fascinosa, está obrigada a apresentar todos os dias, até às 21 horas, os dados de saúde a bordo (Medical Log Book), as atualizações do estado de saúde dos tripulantes internados e o registro de medição de temperatura de todos no navio. Esta medição de temperatura deve ser feita duas vezes por dia dentro da embarcação.

Essa foi uma das determinações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) depois da inspeção a bordo da embarcação na tarde desta quinta-feira.

O navio está atracado no Porto de Santos, com 757 tripulantes, sendo que 31 com suspeita de coronavírus.

A inspeção da Anvisa durou cerca de 3h e foi realizada para verificar se a embarcação está cumprindo as exigências da Agência para higiene a bordo e isolamento.

Durante a inspeção os técnicos da Agência verificaram algumas falhas no isolamento entre os passageiros. Os técnicos identificaram a presença de um tripulante com faringite aguda na área reservada para as pessoas sem sintomas. Além disso, a pessoa com sintomas estava localizada em uma cabine interna, do meio do corredor.

De acordo com a Agência, a determinação da Anvisa é que os casos com sintomas sejam colocados em quartos com varanda e que não sejam autorizados a sair das cabines.

Qualquer sintoma relacionado ao sistema respiratório deve ser colocado em isolamento na embarcação.

A Anvisa determinou à Costa Cruzeiro que apresente uma planta do navio com informações precisas sobre a distribuição dos tripulantes, com destaque na identificação das cabines utilizadas pelos tripulantes sintomáticos e pelos assintomáticos. O objetivo é fazer a identificação de possíveis falhas na distribuição dos tripulantes pelo navio e que possam estar contribuindo para a transmissão do COVID-19.

Outra exigência feita pela Anvisa na inspeção de quinta-feira é que qualquer tripulante, com ou sem sintomas, que tenha necessidade de sair de suas cabines, devem, obrigatoriamente, utilizar máscara cirúrgica descartável. A medida vale para os tripulantes que estão trabalhando no navio e aos que não estão trabalhando, mas que necessitam pegar suprimentos de limpeza e desinfecção de suas próprias cabines.

Os técnicos da Anvisa também verificaram que alguns tripulantes não estavam respeitando o distanciamento mínimo de 2 metros entre as pessoas que foi determinado. A situação foi verificada, por exemplo, na proximidade de tripulantes conversando entre uma varanda e outra.

A embarcação também precisa indicar o nome, a localização e o departamento de todos tripulantes que estão realizando atividades a bordo como medição de temperatura, preparação e distribuição de alimentos e o trabalho de limpeza e lavanderia.

Empresa

A empresa informou o seguinte:” A Costa Cruzeiros está atuando em cooperação com a Anvisa para planejar o desembarque dos tripulantes de forma segura do navio Costa Fascinosa. A companhia está trabalhando para garantir aos tripulantes o retorno aos seus destinos de origem. Todos os procedimentos de higiene e saneamento estão de acordo com as últimas diretrizes internacionais e visam preservar a saúde da tripulação. A condição de saúde está constantemente sendo monitorada pelo pessoal médico a bordo, em colaboração com as autoridades sanitárias brasileiras. A Costa mantém o posicionamento de que está seguindo todas as recomendações de saúde e segurança estabelecidas pelas autoridades sanitárias brasileiras e fornecendo assistência a todos os membros da tripulação do Costa Fascinosa, aplicando rigorosos protocolos de saúde, que prevê o isolamento em cabines individuais com varanda e serviço de quarto”.