Para marcar os 257 anos de nascimento do santista José Bonifácio de Andrada e Silva (1763-1838), celebrado neste sábado (13), as escolas municipais promoveram atividades remotas para refletir sobre o papel do Patriarca da Independência. Os alunos fizeram pesquisas, assistiram e produziram vídeos e textos.

A estudante Maylin Chueng Cavalcanti do Nascimento, 9º ano, da unidade Edméa Ladevig (Gonzaga), gravou um vídeo. “Muito legal realizar esta atividade. É importante que as pessoas saibam de um patriarca que fez grande diferença em nosso País. Acho interessante passar esta informação para as pessoas”, disse.

O trabalho foi feito a partir da orientação do professor de História Luiz Antonio Canuto, segundo o qual é essencial que os alunos se apropriem da história da Cidade e da região em que vivem. “José Bonifácio é um filho de Santos e figura importante no contexto nacional. Já faz dois anos que, neste período, levo as turmas na Praça da Independência e explico sobre esta parte da trajetória do Brasil. Desta vez não foi possível, mas fizemos as atividades do mesmo jeito. Mandei um texto sobre o assunto e incentivei a busca por mais conhecimento”.

Outro exemplo veio da unidade Avelino da Paz Vieira (Vila Nova). Lá o educador Lucas Onofre foi o responsável por auxiliar os estudantes. “Para explicar a proposta aos alunos, gravei um vídeo contando sobre a data e quem foi José Bonifácio, mas também pedi que pesquisassem um pouco mais para facilitar na produção da atividade”. Ele ressaltou que fomentar esta comemoração é justamente para que os alunos possam conhecer mais sobre o País e as pessoas que tiveram certa relevância ao longo dos séculos.

Lavínia Nóbrega Bezerra, 9º, da escola Avelino, escreveu um acróstico (escrita feita a partir das letras iniciais (às vezes as do meio ou finais) de palavras, formando versos, no sentido vertical). “Pesquisei bastante para fazer o trabalho. Acredito que é importante sabermos sobre a nossa história”.

A ação foi proposta e coordenada pela Seção de Projetos Educacionais Especiais da Secretaria de Educação, com a supervisão da professora responsável pelos projetos de História da secretaria, Adriana Negreiros. Para ela, José Bonifácio foi um homem revolucionário. “Conhecer sua história, valorizar sua luta, nos faz pensar no Brasil que almejamos para o futuro”.

Quem foi?
José Bonifácio de Andrada e Silva nasceu em 13 de junho, na pequena Vila de Santos, então Capitania de São Paulo. Conhecido hoje como Patriarca da Independência, por ter participado ativamente do processo de independência brasileira, junto à princesa Leopoldina e o príncipe D. Pedro. Ele foi mais do que um político.

Ainda jovem, foi estudar na Europa e percorreu inúmeros países, aprendendo sobre ideias liberais, sobre mineralogia, meio ambiente, letras, entre outros conhecimentos. Ao retornar ao Brasil, José Bonifácio trazia inúmeras ideias revolucionárias para a época: acreditava que somente a abolição da escravatura poderia levar o País ao desenvolvimento e que negros e indígenas deveriam ser integrados à sociedade.

Exemplo disso foi que ao voltar a Santos libertou os homens escravizados da fazenda da sua família, na região do Outeirinhos, nas proximidades do hoje Terminal de Passageiros.

Além de abolicionista, José Bonifácio defendia o meio ambiente e alertou sobre a pesca indiscriminada das baleias no nosso litoral.