Foto: Reprodução/PMS

Estatísticas apontam que o índice de mulheres que são vítimas de atos violentos aumentou no Brasil durante o período de quarentena, em função do avanço do coronavírus. A prefeitura de Santos, pensando nisso, lançou uma campanha de combate à violência contra a mulher.

O vídeo foi gravado pela Coordenadoria de Políticas para a Mulher da cidade. Durante a projeção, aparecem mensagens e números de telefones e outros contatos de delegacias e serviços de proteção às vítimas.

O material não apresenta áudio, pois em muitos casos a vítima mora com o agressor, que pode ouvir as orientações para denúncia. Em vez de vozes, são usadas placas com números de delegacias e serviços da cidade, que são mostradas por 19 mulheres.

Além dos locais os quais as mulheres vítimas de violência podem recorrer, também são disponibilizadas informações a respeito de serviço jurídico gratuito.

Pesquisa

Para se ter uma ideia do cenário atual, durante a pandemia de Covid-19, os atendimentos da Polícia Militar a mulheres vítimas de violência aumentaram 44,9% no estado de São Paulo.

De acordo com pesquisa divulgada no final de abril pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o total de socorros prestados passou de 6.775 para 9.817, na comparação entre março de 2019 e março de 2020. A quantidade de feminicídios também subiu no estado, de 13 para 19 casos (46,2%).

Assista ao vídeo da campanha: