Foto: Divulgação

Em ação iniciada na madrugada desta quinta-feira (21), equipes da Alfândega da Receita Federal em Santos localizaram 519 kg de cocaína. A droga estava escondida em duas cargas que seriam exportadas.

A primeira apreensão ocorreu durante trabalho regular, em um dos terminais de contêineres localizados no Porto de Santos. No local, foram encontrados 146 kg de cocaína, que estavam em um carregamento de açúcar. O destino final da droga seria a Costa do Marfim, mas com transbordo no Porto de Antuérpia, na Bélgica.

Em função das características observadas na ação, a suspeita é que tenha sido usada a técnica denominada Rip-Off modality, na qual a droga é inserida em uma carga lícita, sem o conhecimento dos exportadores e importadores.

Para a Síria

Na segunda apreensão, uma carga de três geradores, um compressor e uma unidade de ar comprimido, a droga estava escondida dentro dos equipamentos.

Foram encontrados 373 kg de cocaína. O destino final seria o Porto de Lataquia, na Síria.

A cocaína interceptada pela Alfândega foi entregue à Polícia Federal, que acompanhou a operação, e prosseguirá com as investigações, seguindo as informações fornecidas pela Receita Federal.