Thiago e a tia Michele Barduco - Foto: Arquivo Pessoal

Thiago Barduco, de 19 anos, internado no dia 30 de setembro na ala psiquiátrica do Hospital Irmã Dulce, em Praia Grande, com quadro de depressão, foi agredido por um paciente com quem dividia o quarto. O jovem está em estado grave, sem se movimentar.

Segundo a  tia de Thiago, Michele Barduco, no momento da agressão não havia nenhum responsável ou segurança monitorando o paciente.

Em função da pandemia do coronavírus, os familiares do rapaz não puderam acompanhá-lo durante a internação. Ele passaria a noite no hospital e, 24 horas depois, receberia alta.

Entretanto, no dia seguinte, o paciente que dividia o quarto com Thiago se soltou de sua maca durante um surto e passou a espancá-lo.

O jovem levou socos e chutes na cabeça e está com coágulos no cérebro, fraturas na face e cortes em outras partes do corpo. Depois da agressão, Thiago foi levado para a emergência, setor sem os recursos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), ainda segundo a família.

O caso foi registrado na Delegacia Sede de Praia Grande, “devido à falta de segurança para os pacientes internados dentro do hospital e pela agressão brutal”.

A Polícia Civil está investigando. Conforme informou a família, o paciente que agrediu Thiago recebeu alta e foi liberado do hospital nesta terça-feira (13).

Nota do hospital

A direção do Hospital Municipal Irmã Dulce esclarece que o paciente em questão segue recebendo toda a assistência necessária ao seu caso, tendo alta da UTI em 8/10, após apresentar melhora em seu quadro de saúde. Ele segue internado na unidade, acompanhado pela equipe de Neurocirurgia. A conduta médica adotada previa sedação ao paciente, que já está sendo retirada gradativamente, para avaliação de seu estado geral e continuidade de seu tratamento.

O Hospital lamenta o ocorrido, ressaltando que trata-se de um caso isolado, decorrente da ação individual de um paciente, apesar das medidas de segurança rotineiramente adotadas no local. Inclusive, um Boletim de Ocorrência foi registrado sobre o caso.

Os familiares do paciente estão acompanhando todo o tratamento e recebendo constantemente as orientações das equipes médicas quanto ao caso.