O templo da Bola de Neve em Santos tem capacidade para 1,5 mil pessoas- Divulgação

A Prefeitura de Santos liberou parcialmente o funcionamento de igrejas e cultos na Cidade. Decreto foi publicado nesta sexta-feira no Diário Oficial. A participação das pessoas deverá ser acompanhada de uma série de regras, respeitando o protocolo sanitário de prevenção ao contágio do coronavírus. A igreja católica informou que não voltará a funcionar automaticamente. Nas evangélicas, domingo, dia 5, os cultos já serão retomados. As celebrações vêm sendo transmitidos pela internet. As casas de umbanda não definiram, mas devem ficar fechadas.

O funcionamento e atendimento estão limitados a 30% da capacidade de lotação dos locais, respeitando o protocolo sanitário (Decreto nº 8.980, de 17 de julho de 2020). Os fiéis, funcionários e prestadores de serviço das igrejas ou templos deverão usar máscaras de proteção e o ingresso nos locais deve ser limitado ou mantido o distanciamento dos frequentadores em 1,5 metro.

Os frequentadores deverão ter à disposição a higienização das mãos, com água e sabão ou álcool em gel, na entrada e saída do estabelecimento, bem como no interior dos locais e todos precisarão passar por uma aferição de temperatura. Quem apresentar mais de 37,5ºC será proibido de entrar e aconselhado a procurar os serviços de saúde do Município.

Os lugares precisar estar limpos e ventilados e os lixo recolhido, pelo menos, três vezes ao dia. As áreas mais frequentadas precisam ser higienizadas com mais frequência assim como é necessária uma atenção especial à limpeza dos banheiros e restringir a entrada, para evitar aglomerações.

Os responsáveis terão também que observar dentro dos estabelecimentos se algum frequentador apresenta algum sintoma do coronavírus.

O descumprimento das regras do decreto acarretará a suspensão imediata da autorização para funcionamento e interdição da igreja ou templo, nos termos da legislação em vigor. O Poder Executivo poderá rever as autorizações e condições previstas no decreto, a qualquer tempo, caso os indicadores e critérios técnicos indiquem a necessidade de alteração para proteção e garantia da vida, saúde e bem-estar social.

Igrejas católicas
O bispo diocesano Dom Tarcísio Scaramussa, líder da igreja católica na região, disse que o decreto ajuda a preparar a retomada das celebrações com o povo. “As igrejas já estão se preparando para adaptar-se a estas condições. Não abriremos automaticamente. Estamos aguardando informações sobre a diminuição das infecções, para reabrir em momento mais seguro”, disse.

Evangélicas
O secretário do Conselho de Pastores de Santos, Marcos Libório, disse que que as igrejas evangélicas já estavam preparadas para voltar a funcionar desde o dia 10 de junho, quando foi publicado um decreto municipal, derrubado por força de uma liminar obtida pelo Ministério Público de São Paulo.

“As pessoas e as lideranças estão ansiosas pela abertura das igrejas, respeitando os protocolos sanitários. Todos estão precisando nesse momento. Já conversei com as lideranças e está tudo pronto. Domingo tem culto”, afirmou Libório.

Umbanda
As casas de umbanda da Cidade devem continuar fechadas até o final da pandemia do coronavírus.

Matéria atualizada às 12h04