Foto: Isabela Carrari

A vacinação em drive-thru volta a ser oferecida em Santos nesta quarta-feira (15), das 9h às 13h, no estacionamento do Mendes Convention Center (Av. Francisco Glicério, 260, Campo Grande). A estratégia da Secretaria Municipal de Saúde visa preservar os munícipes em tempos de pandemia da covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, uma vez que não precisam descer do carro para tomar a vacina.

A campanha segue ainda em 30 policlínicas (veja endereços abaixo), das 7h30 às 16h, onde também são adotadas estratégias de proteção: nas unidades com espaços externos amplos, há prioridade ao uso dessas áreas para a imunização de forma a evitar aglomeração na parte interna; em algumas policlínicas, a vacinação é realizada por mais de uma equipe, para agilizar o atendimento; além disso, os munícipes são orientados a manter distância de cerca de 1,5m entre si enquanto aguardam atendimento.

Balanço
Esta quarta (15) é o último dia da primeira etapa da campanha, que compreende maiores de 60 anos, profissionais de saúde e equipes de segurança e salvamento. Vale lembrar, no entanto, que estas pessoas também podem ser vacinadas nas próximas etapas, caso ainda não tenham conseguido se imunizar.

Meta
Santos vacinou 87,7 mil pessoas desde o início da campanha, em 23 de março. Nesta segunda-feira (13), a Cidade bateu a meta de imunização (mínimo de 90%) dos profissionais de saúde que residem na Cidade: foram vacinadas 21.807 pessoas (91,3% do total de 23.887).

Com relação aos idosos, o Munícipio vacinou 63,7 mil pessoas (79,2%), faltando cerca de 10% para bater a meta estipulada pelo Ministério da Saúde. Já as equipes de força e salvamento perfazem 2,2 mil do total.

Outras fases
A segunda etapa da campanha inicia nesta quinta-feira (16), englobando pessoas com doenças crônicas, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários. Funcionários do sistema prisional, pessoas privadas de liberdade e internos da Fundação Casa também entram nesta etapa.

Já a terceira fase, de 9 a 22 de maio, envolve professores, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, grávidas, puérperas (até 45 dias pós-parto), população indígena, pessoas acima de 55 anos e pessoas com deficiência.

A vacina não é indicada para pessoas com febre, as quais deverão adiar a aplicação até a melhora do quadro. Também não devem tomar as pessoas com alergia a ovo, histórico de anafilaxia ou que tiveram Síndrome de Guillain-Barré no período de até 30 dias após receber a dose anterior, necessitando de avaliação médica para liberação da dose.

Produzida pelo Instituto Butantan, a vacina protege contra os vírus influenza A (H1N1), A (H3N2) e B e leva cerca de dez dias para que o organismo produza os anticorpos para combater esses vírus. As doses são feitas de vírus inativos, fragmentados e purificados – ou seja, de forma alguma causam a doença.

O que levar
Para a vacinação, é preciso apresentar documento de identificação com foto (RG ou CNH, por exemplo) ou identificação profissional (trabalhadores da saúde). Também é recomendado levar carteira de vacinação e Cartão SUS, se tiver.

Locais de vacinação
Policlínica Alemoa e Chico de Paula – R. Afonsina Proost de Souza s/nº, Alemoa
Policlínica Aparecida – Av. Pedro Lessa, 1.728
Policlínica Bom Retiro – Rua João Fraccaroli s/nº
Policlínica Campo Grande – Rua Carvalho de Mendonça, 607
Policlínica Conselheiro Nébias – Av. Conselheiro Nébias, 514, Encruzilhada
Policlínica Embaré – Praça Coronel Fernando Prestes s/nº
Policlínica Gonzaga – Rua Assis Correia, 17
Policlínica Jabaquara – Av. Rangel Pestana, 475
Policlínica José Menino/Pompeia – Avenida Floriano Peixoto, 201
Policlínica Marapé – Rua São Judas Tadeu, 115
Centro de Saúde Martins Fontes – Rua Luiza Macuco, 40, Vila Mathias
Policlínica Morro Nova Cintra – Rua José Ozéas Barbosa s/nº
Policlínica Ponta da Praia – Praça 1º de Maio s/nº
Unidade de Cuidado do Porto – Rua General Câmara, 507, Paquetá
Policlínica Rádio Clube – Avenida Hugo Maia s/nº
Policlínica Vila Nova – Praça Iguatemi Martins s/nº
Policlínica Morro São Bento – Rua das Pedras s/nº
Policlínica Vila São Jorge e Caneleira – Rua Francisco Ferreira Canto, 351
Policlínica São Manoel – Praça Nicolau Geraigire s/nº
Policlínica Piratininga – Praça João de Moraes Chaves s/nº
Policlínica Vila Mathias – Rua Xavier Pinheiro, 284
Policlínica Valongo – Rua Prof. Maria Neusa Cunha s/nº – Saboó
Policlínica Caruara – Rua Andrade Soares s/nº – Área Continental
Policlínica Monte Serrat – Praça Correia de Melo s/nº
Policlínica Morro da Penha – Rua Três, 150
Policlínica Morro José Menino – Rua Doutor Carlos Alberto Curado, 77 A
Policlínica Morro Vila Progresso – Rua Três, casas 1 e 2 – Vila Telma
Policlínica Morro Santa Maria – Rua 10 s/nº
Policlínica Areia Branca – Rua Francisco Lourenço Gomes, 118
Policlínica Castelo – Rua Francisco de Barros Melo, 184