O pediatra e sanitarista Daniel Becker - Foto: Arquivo Pessoal

Daniel Becker, pediatra, sanitarista, antifascista e responsável pelo perfil Pediatria Integral, alerta em vídeo postado nesta segunda-feira (28), em suas redes, sobre o perigo de desacreditar o sistema de transplantes no Brasil.

Segundo ele, “a inclusão recente do Faustão na lista de transplantes do Sistema Único de Saúde (SUS) está gerando muitas dúvidas e especialmente comentários equivocados que são muito perigosos”. Para Becker, “falar mal de um sistema que funciona bem, que é um dos mais justos do mundo, faz com que esse sistema perca a credibilidade. As pessoas passam a desconfiar do sistema de transplantes do Brasil e perdem a vontade de doar”, alerta. “E o Brasil já tem pouca doação pra nossa população, tem países que têm muito mais”.

O médico que pegou algumas informações de Pedro Carvalho, “um médico excelente que trabalha há dez anos nesse sistema. Segundo ele, o Brasil tem o maior sistema de transplante do mundo e um dos melhores e é integralmente do SUS. Não existe a possibilidade de você comprar um órgão e se operar num hospital particular. Transplante no Brasil é SUS”, avisa.

“Segundo, ele diz o seguinte: ‘fila é um termo inadequado, melhor falar em lista, porque tem uma série de critérios pra se transplantar e a gravidade do paciente é o maior deles. O principal deles. Alguém que vai morrer a qualquer momento sem transplante vai receber um órgão antes de uma pessoa que tá a mais tempo na lista, mas em melhor estado, que pode esperar’”, diz Becker.

O médico lembra ainda que o processo de transplante “é todo documentado e é muito rígido. Tem cópias das equipes, das famílias, tem cópia de tudo, tem troca de informações entre centrais estaduais e nacionais, famílias e equipes, tem testemunha, tem tudo registrado. E a família é colocada a par de tudo.

Outra questão importante lembrada por ele é que “a doação é sempre anônima. Uma família que opta pela doação não sabe pra quem vai doar. Isso garante a segurança dela e também a do receptor. Tem como descobrir quem recebeu? Te, se você fizer investigações, mas não pelo sistema de transplantes. Via sistema você não consegue. Você pode conseguir de outros modos”.

Becker reitera ainda a importância da doação de órgãos:

Seja doador. Basta falar com sua Família. Converse com seus amigos. É um gesto que pode ajudar tanta gente! Que legado pode ser melhor?”.