Foto: Reprodução/Band

Por Henrique Rodrigues

O apresentador Fausto Silva vem apresentando uma recuperação surpreendente após passar por um transplante de coração no último domingo (27). Ele está internado na UTI do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, unidade onde foi realizado o complexo procedimento, uma etapa normal após a troca do órgão e que deve perdurar por pelo menos mais cinco dias.

De acordo com o boletim médico divulgado pelo Einstein, Faustão já teve o tubo para ventilação mecânica retirado, respira de forma natural e está consciente, inclusive falando, um excelente sinal, ainda que essa seja a evolução esperada para as cirurgias bem-sucedidas do tipo.

O monitoramento em UTI é necessário para acompanhar o funcionamento do novo coração transplantado, assim como para a administração de altas doses de medicamentos destinados a combater o processo de rejeição que sempre se instala nesse tipo de procedimento.

“Após transplante de coração realizado no último domingo (27/08), no Hospital Israelita Albert Einstein, Fausto Silva foi extubado hoje pela manhã e respira sem auxílio de aparelhos. O paciente está consciente, conversa normalmente e apresenta boa função do coração. Permanece na Unidade de Terapia Intensiva”, diz a nota do Hospital Israelita Albert Einstein assinada pelo cirurgião cardiológico Fernando Bacal, divulgada nesta terça (29).