Vista aérea do Porto de Santos - Foto: Wikipedia

De acordo com informações da Prefeitura de Santos divulgadas na manhã desta quarta-feira (26), há dois casos suspeitos de coronavírus (covid-19) na cidade.

São duas mulheres, mãe e filha, de 74 e 30 anos, que acabam de chegar do Norte da Itália na última sexta-feira. A notificação ao município foi feita pela Vigilância Epidemiológica do Estado.

Elas passaram por consultas e exames com médicos da rede pública, tendo sido coletadas amostras (nasofaringe) para envio ao Instituto Adolfo Lutz, laboratório estadual referência para o diagnóstico ou descarte da doença.

De acordo com o relatado pelas pacientes, elas não tiveram febre, tendo uma delas coriza e a outra dor de garganta, coriza e dor de cabeça. Ambas passam bem e não têm recomendação para internação hospitalar, mas, de forma preventiva, foram orientadas a utilizar máscaras de proteção e estão em isolamento domiciliar por 14 dias. 

O resultado dos exames deve sair entre dois e cinco dias, segundo nota da Prefeitura enviada à imprensa.

Isolamento social

“Seguiremos com essas duas pessoas em isolamento social, ou seja, elas estarão em suas residências sendo monitoradas pela nossa equipe da vigilância sanitária até o desfecho do caso. Acreditamos que em até três dias tenhamos o retorno do Adolfo Lutz”, disse o secretário de Saúde de Santos, Fábio Ferraz, em entrevista coletiva.

Com informações do jornal A Tribuna, de Santos