Foto: Divulgação/Governo de SP

Santos vai receber o “Circuito: Dialogando Segurança Alimentar no Estado de São Paulo”, promovido pela Coordenadoria de Segurança Alimentar, vinculada à Subsecretaria de Abastecimento e Segurança Alimentar do Estado de São Paulo.

O objetivo do encontro é aproximar o poder público da política de segurança alimentar, implementando ações nos territórios.

A questão da segurança alimentar, urgente atualmente, será amplamente debatida, especialmente em relação à população em situação de vulnerabilidade.

Alguns dos temas que serão debatidos: Fortalecimento da Agricultura Familiar, Merenda Escolar, Transição Agroecológica, Sistema de Inspeção Municipal (SIM), Conselhos Municipais, entre outros.

Participarão do encontro representantes do município. Os nomes dos deverão ser encaminhados até o dia até o dia 30 de maio, pelo link.

O Circuito será realizado na próxima terça-feira (31), a partir das 9h30, na Unifesp, à Rua Carvalho de Mendonça 144, anfiteatro térreo, Vila Matias, Santos.

Confira a programação:

Dia: 31 de maio de 2022 – das 9h30

10 horas– Abertura

Simone Cruz, Coordenadora da Comissão Regional de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável – CRSANS/Baixada Santista, vincula ao Consea/SP.

Prof. Odair Aguiar Junior, Diretor Acadêmico do Campus Baixada Santista.

Profa. Glaucia de Castro-Champion, Vice-Diretora do Instituto de Saúde e Sociedade do Campus Baixada Santista.

Presidente do Condesb, Raquel Chini, prefeita de Praia Grande.

Vanuzia Teixeira, Coordenadora de Segurança Alimentar, da Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo.

10h30 – “Combate à insegurança alimentar no âmbito estadual, com foco na participação e controle social” – Adriana Reis, diretora-técnica do Consea/SP e Vanuzia Teixeira – Coordenadora de Segurança Alimentar, Subsecretaria de Abastecimento e Segurança Alimentar/SAA.

10h45 – “Merenda escolar” – Luciane Costa, nutricionista responsável Técnica da Merenda Escolar, Secretaria de Educação da Prefeitura de Bertioga.

11h05 – “Benefícios do Consumo do Pescado” – Érika Fabiane Furlan – Pesquisadora científica VI do Instituto de Pesca/APTA/SAA-SP e Diretora técnica de Serviço da Unidade Laboratorial de Referência em Tecnologia do Pescado – Instituto de Pesca/SAA.

11h20 – Atuação do Cecane – Daniel Henrique Bandoni, Coordenador do Centro Colaborador de Alimentação e Nutrição Escolar (CECANE) da Unifesp.

11h35 – “Sistema Inspeção Municipal” – Hemerson Fernandes Calgaro – Eng. Agrônomo e diretor da CATI/Regional de Santos.

11h55 – “Compostagem, agricultura urbana e segurança alimentar” – eng. Agrônomo Paulo Marco de Campos Gonçalves, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, da Prefeitura de Santos.Santos