Foto: Agência Brasil

Duas suspeitas do novo coronavírus (Covid-19) em moradores de Santos foram descartadas pelo Instituto Adolfo Lutz (IAL), laboratório estadual de referência para o diagnóstico da doença. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) recebeu os resultados das amostras de duas pacientes atendidas em unidades de saúde da cidade com sintomas similares da Covid-19, sendo uma mulher de 75 anos, que esteve em viagem pela Itália e França, e outra de 60 anos, também com histórico de passagem pela Itália.

No dia 28 de fevereiro, exames do IAL descartaram dois casos suspeitos entre residentes de Santos: mãe e filha, de 74 e 30 anos, que chegaram da Itália no último dia 21. Antes disso, em 20 de fevereiro, também foi descartada a presença do novo vírus em uma criança chinesa que foi atendida na cidade.

Nova suspeita

A Seção de Vigilância Epidemiológica (Seviep) recebeu a notificação de novo caso suspeito da doença em moradora de Santos. Ela tem 49 anos, retornou de Milão (Itália) no dia 1º de março e procurou unidade de pronto atendimento municipal após ter sintomas similares da Covid-19.

Agora, o município monitora quatro casos suspeitos da doença entre moradores de Santos.

Os outros casos que já estavam em acompanhamento são referentes a uma mulher de 29 anos que viajou pelo Camboja, Tailândia, Vietnã e Espanha; de menina de 5 anos, cujo padrasto esteve na Itália; e de homem de 35 anos que visitou a França. Todos eles passam bem e estão em isolamento social domiciliar. As amostras dos pacientes estão em análise no IAL.

Países monitorados

O Ministério da Saúde ampliou de 16 para 27 o número de países que passam a ser monitorados por apresentarem transmissão local do coronavírus.

Assim, as pessoas que estiveram nesses países nos últimos 14 dias, apresentarem febre e mais um sintoma gripal, como tosse ou falta de ar, serão enquadradas como casos suspeitos da doença.