Tomaz Silva/Agência Brasil

O Dia D de vacinação contra gripe, que aconteceria neste sábado (9) em todo o país, foi cancelado pelo Ministério da Saúde. O motivo da suspensão é o cenário atual da pandemia do novo coronavírus, com números em evolução de pacientes infectados e mortes.

O calendário normal da campanha está mantido e o público-alvo da ação que ainda não foi imunizado deve comparecer a um posto de vacinação. Embora a dose não tenha relação com o novo coronavírus, sua eficácia em diminuir a incidência de gripe colabora na identificação da Covid-19.

As prefeituras da região deverão dar continuidade à campanha, conforme o novo calendário do ministério, que prevê o início da terceira fase para 11 de maio.

O público-alvo inclui crianças com idade de seis meses a menores de seis anos, pessoas com deficiência, gestantes e puérperas até 45 dias. Os pertencentes aos grupos prioritários das fases anteriores da campanha, que ainda não foram vacinados, também podem procurar a imunização.

Terceira etapa

A etapa três da campanha de imunização sofreu mudanças. Com isso, a vacinação será dividida em dois momentos.

A partir de 11 de maio serão vacinadas crianças de seis meses a menores de seis anos incompletos, pessoas com deficiência, gestante e puérperas até 45 dias.

A partir de 18 de maio a imunização passa a ser oferecida para adultos de 55 a 59 anos e professores das escolas públicas e privadas. A campanha continua até o dia 5 de junho.