A melhor maneira de prevenir a doença é eliminar água empoçada, que pode se tornar um criadouro do mosquito - Foto: Susan Hortas/Arquivo/PMS

A partir desta quarta-feira (24), das 9 às 17 horas, o Embaré, em Santos, bairro onde foram confirmados sete casos de dengue em 2020, passa a receber o mutirão contra o mosquito Aedes aegypti. Inicialmente, serão vistoriados os imóveis localizados nas quadras entre a avenida da praia e a Rua Frei Francisco Sampaio.

Na quarta-feira da próxima semana (1º de julho), no mesmo horário, os trabalhos serão concluídos no restante do bairro.

Estão envolvidos na ação 65 agentes de controle de endemias mais os agentes comunitários de saúde, que percorrerão os imóveis para buscar e eliminar situações de acúmulo de água e que contribuam para a proliferação do inseto.

Além da dengue, o mosquito Aedes aegypti é transmissor da zika, chikungunya e febre amarela urbana.

Por segurança, as vistorias são realizadas em locais abertos nas casas como quintais e corredores, e nas áreas comuns dos condomínios. Todos os agentes estarão identificados com crachá e uniforme.

Orientações

Paralelamente às vistorias, a equipe de Informação, Educação e Comunicação (IEC) da Secretaria de Saúde distribuirá folhetos informativos aos pedestres com foco na prevenção às doenças e combate ao mosquito transmissor.

Em 2020, Santos registrou 78 casos de dengue e seis de chikungunya. Não houve confirmação de zika e o último caso de febre amarela urbana no Brasil ocorreu na década de 1940.