A melhor maneira de prevenir a doença é eliminar água empoçada, que pode se tornar um criadouro do mosquito - Foto: Susan Hortas/Arquivo/PMS

Os imóveis localizados no Centro, Vila Nova e Paquetá recebem, nesta quarta-feira (8), das 9 às 17 horas, a visita de 70 agentes de combate a endemias. Trata-se do sétimo mutirão realizado pela prefeitura de Santos neste ano.

Os três bairros contabilizam, em 2020, três casos confirmados de dengue e dois de chikungunya (ambos na Vila Nova) – outros registros na região seguem como suspeitos.

O objetivo é localizar e eliminar situações que favoreçam o acúmulo de água parada e, consequentemente, a reprodução do mosquito Aedes aegypti, que deposita seus ovos neste tipo de local. O inseto é transmissor das duas doenças, além da zika e da febre amarela urbana.

Para a segurança de todos em momento de circulação do novo coronavírus, as vistorias são realizadas apenas nas áreas externas das casas e nas áreas comuns dos condomínios.

Números

Em 2020, Santos contabilizou 89 casos de dengue e nove de chikungunya. Não há registro de zika neste ano na cidade. Os seis mutirões realizados, este ano, em outros bairros do município, eliminaram 380 focos com larvas.