Foto: Josué Damacena/IOC Fio Cruz/Divulgação

O infectologista Marcos Vinicius Borges Tadeu, o Doutor Maravilha, postou em seu Instagram dez dicas sobre os sintomas do coronavírus e o que deve ser feito diante de casos suspeitos. A doença vem se alastrando em vários países, incluindo o Brasil.

Veja as dicas:

1) O primeiro paciente se infectou na Itália, está em isolamento em São Paulo e com sintomas leves. Pessoas em contato com ele no avião serão investigadas. ‪

2) O principal sintoma é a febre. Associada à tosse, dor muscular e cansaço. Falta de ar e queda de oxigenação podem ser sinal de gravidade, mas casos graves são a minoria.

3) A mortalidade geral da doença é em torno de 2% (não é das maiores) e não foi registrada nenhuma morte em crianças menores de 9 anos e o grupo de maior risco são idosos e pessoas com outras condições de saúde, como enfisema, diabetes e doenças cardiovasculares. ‪

4) A melhor maneira de se prevenir é lavar bem as mãos, evitar ir aos hospitais sem necessidade (quando estiver com sintomas leves) e etiqueta da tosse (cobrir o rosto ao tossir ou espirrar, usar lenços) e também usar máscaras quando você estiver tossindo ou tiver de circular entre muitas pessoas. ‪

5) Vários cientistas estão pesquisando medicações, mas ainda não há nenhuma com comprovação de eficácia. Também ainda não há vacina. ‪

6) O período para aparecimento dos sintomas é de até 14 dias, com média de 5 dias. Portanto, se você teve contato com pessoas suspeitas ou foi pra esses países nos últimos 14 dias, e iniciou com os sintomas, vale a pena investigar.

7) Quando um caso for suspeito, serão coletadas amostras respiratórias para exames e o paciente será colocado em isolamento respiratório.

8 ) Geralmente, os casos de morte são devido a complicações nas vias aéreas inferiores, como pneumonia, síndrome respiratória aguda grave e descompensação de doenças crônicas.

9) Não vá ao pronto-socorro por qualquer sintoma de resfriado ou gripe, se estiver com sintomas leves, principalmente se você teve contato com casos suspeitos. Ligue antes para receber orientações e saber o que fazer e onde ir. Isso evita a disseminação da infecção.

10) Pânico e espalhar informações falsas geram mais danos que a doença. Não há necessidade disso, vamos aprendendo sobre a infecção aos poucos e divulgando.

https://www.instagram.com/p/B9BfelNnjmO/?utm_source=ig_web_copy_link