Foto: Divulgação

A farmacêutica Sanofi Medley causou preocupação ao anunciar que está recolhendo lotes de Losartana Potássica, da marca Medley. A Losartana, para pressão arterial, é um dos remédios mais consumidos em todo o planeta.

O anúncio de recolhimento voluntário e preventivo dos lotes foi anunciado no dia 3 de fevereiro. O medicamento será recolhido para retornar ao mercado posteriormente com um ingrediente farmacêutico ativo (IFA) ajustado.

O médico infectologista Marcos Caseiro afirmou, no entanto, que a medida não é motivo para pânico e nem preocupação. “É importante entender que foi um lote da Losartana dessa empresa. Isso tem controle de qualidade de um lote associado aos medicamentos”, tranquilizou.

Para Caseiro, “isso não significa que todas as losartanas estejam contaminadas. Foi uma contaminação do processo de fabricação que foi pego no controle de qualidade, o que não inutiliza a Losartana. É para isso que existe controle de qualidade”, afirmou.

Fala a empresa

De acordo com a empresa Sanofi Medley, o recolhimento do medicamento é uma medida de precaução, já que foi constatada a presença de impurezas mutagênicas na fórmula do produto.

Tais impurezas são substâncias que podem alterar o DNA de uma célula e aumentar o risco de câncer a longo prazo.

A farmacêutica destacou que o recolhimento do remédio está em consonância com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) juntamente com órgãos regulatórios de outros países além do Brasil.

Medicamentos da Losartana recolhidos

Losartana potássica + hidroclorotiazida 50 mg + 12,5 mg; Losartana potássica + hidroclorotiazida 100 mg + 25 mg; Losartana potássica 50 mg; Losartana potássica 100 mg.

Devolução

Para os consumidores do medicamento, a devolução é realizada de maneira gratuita. Porém, é recomendado que o paciente consulte o médico para ser orientado sobre como devolver o medicamento e como continuar o tratamento.