Reprodução/Facebook

A Defensoria Pública de Praia Grande bem que tentou mas o juiz da Vara da Fazenda Pública da Cidade não concedeu uma liminar (decisão provisória) autorizando a transfêrência da pensionista Dirce Azanha, de 67 anos, da Unidade de Pronto-Atendimento do Jardim Quietude para um hospital da região. Dirce tem um câncer no mediastino (região torácica dividida em duas partes, limitada lateralmente pelos pulmões, à frente pelo esterno, embaixo pelo diafragma e atrás pela coluna vertebral) e está na na UPA há 11 dias. No local, não existem mais recursos para atender a paciente.

O juiz entendeu que, em razão da pandemia, é necessário aguardar que os réus (Estado e Município) sejam ouvidos antes da decisão.

Já existem dois pedidos no Sistema Cross (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde), um para internação e outro para a cirurgia. O sistema é o responsável pela distribuição dos pacientes para as vagas de atendimento nas áreas hospitalar e ambulatorial.

A família informou que Dirce está pior e enquanto não consegue uma vaga na Oncologia, precisa ser internada em algum hospital, para sair da UPA. Ela tem dificuldades para respirara e está no oxigênio e está com insuficiência cardíaca, pois de acordo com os médicos, o tumor está empurrando o coração e pressionando o pulmão.

A Defensoria vai recorrer da decisão no Tribunal de Justiça. Porém, as chances são pequenas de êxito, pois o juiz não indeferiu formalmente a liminar (decisão de urgência), mas apenas postergou a apreciação.