Foto: Arquivo pessoal

O idoso Rubens Calero Banhos, de 75 anos, morreu, na quinta-feira (22), depois de esperar nove dias por uma vaga na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em Praia Grande. Ele estava internado desde 13 de outubro no Pronto Socorro da Quietude e necessitava de um novo marca-passo.

De acordo com informações do agente de endemias, Sérgio Calero, de 50 anos, filho de Banhos, o pai chegou a ficar intubado e sedado no início da internação, em função de seu quadro clínico ser grave. No entanto, no decorrer dos dias, o idoso apesentou ligeira melhora.

“A partir dessa melhora, já estávamos aguardando UTI, mas foi demorando tanto que ele voltou a ficar em estado grave. O que ocorreu com meu pai foi muito triste. O descaso realmente vem dessa fila do CROSS que ocorre no Estado. É um sistema em que uma pessoa morre a espera de uma vaga. É uma vergonha. Tiraram a chance dele de viver. Vaga de UTI é imediato, significa urgência, não é para esperar tantos dias”, declarou, em entrevista ao G1.

A Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande, via nota, disse que o paciente aguardava uma vaga de UTI cardiológica, vaga regulada no Sistema CROSS, que é gerido pelo estado de São Paulo. Durante o período em que esteve no PS Quietude, a Sesap alega que “todos os protocolos de atendimento foram seguidos para manutenção de sua vida, porém, infelizmente, ele não resistiu”.

A Central de Regulação e Oferta de Serviços de Saúde (CROSS), por sua vez, informou que tão logo recebeu a solicitação da vaga, iniciou a busca para o caso do idoso. O caso foi regulado como vaga zero para o Hospital Irmã Dulce, na última segunda-feira (20). Disse, ainda, que apenas a disponibilidade de vagas não é suficiente para que um paciente seja transferido. É necessário que ele apresente condições clínicas adequadas para segurança da própria pessoa.

Ministério Público

Os filhos do idoso ingressaram com uma ação no Ministério Público, que determinou o cumprimento da ordem de conceder uma vaga.

No entanto, a família afirma que a CROSS ofereceu uma vaga na enfermagem do Hospital Irmã Dulce e não de UTI. Devido a este fato, os responsáveis pelo PS Quietude não teriam aceitado a transferência, pois a vaga não atendia às necessidades do idoso.

Depois de completar nove dias internado e aguardando a vaga na UTI, Rubens Calero Banhos não resistiu.

Com informações do G1