Foto: Xinhua

O vírus covid-19, mutação do coronavírus, continua se alastrando em várias regiões do mundo. Os Estados Unidos anunciaram que já contabilizam mais de 500 casos confirmados da doença no país

Em decorrência deste cenário, entre os 50 estados norte-americanos, ao menos 30 já decretaram estado de alerta. O mesmo aconteceu em várias cidades, incluindo Nova York, Nova Jersey, Los Angeles, Seattle e Portland.

Conforme dados mais recentes da Universidade Johns Hopkins, o número de pessoas contagiadas no país subiu para 537, após a confirmação dos primeiros casos na Pensilvânia, em Illinois, Massachusetts e na capital Washington.

Na Califórnia, o navio de cruzeiro “Grand Princess” ficou atracado em um porto da cidade de Oakland, porque trazia 21 pessoas que apresentavam sintomas, enquanto as outras 3,5 mil a bordo foram obrigadas a ficar em quarentena.

Críticas

Diante do quadro, o presidente Donald Trump concedeu declarações atacando a imprensa. Disse que as críticas à reação do governo federal norte-americano ao surto do coronavírus nos Estados Unidos “tentam fazer com que o governo pareça ruim e responsável pelo aumento dos casos”.

“Temos um plano perfeitamente coordenado e ajustado na Casa Branca para o nosso ataque contra o coronavírus”, assegurou Trump, sem dar maiores detalhes sobre qual seria.