A Secretaria de Saúde do Estado e São Paulo e o Ministério da Saúde escolheram o Hospital Emílio Ribas, em Guarujá, para tratar possíveis pacientes com o coronavírus, que estejam em estado grave.

Segundo as autoridades, a decisão foi tomada porque o Emílio Ribas é referência no Brasil em relação a exames diagnósticos de doenças transmitidas por vírus respiratórios. Por isso, a unidade receberá pacientes de toda a Baixada Santista.

As autoridades decidiram criar um gabinete de crise, com o objetivo de trocar informações e agilizar as ações para conter um eventual avanço do coronavírus.

“O objetivo de reunir todas essas autoridades é nos unir e comunicar imediatamente sobre casos do coronavírus. Felizmente, não temos casos ainda, mas estaremos preparados. Teremos uma sala de situação para reunir condutas e orientações concentrados em um único local. Nossa missão é identificar os casos que precisem do devido encaminhamento. A maior arma que temos nessa luta é a comunicação”, declarou Válter Suman, prefeito de Guarujá.

Gestantes

A Secretaria do Estado de Saúde também decidiu escolher o Hospital Guilherme Álvaro, em Santos, para atender casos de grávidas que possam ter contraído o coronavírus. As autoridades ainda analisam a possibilidade de o local atender crianças.

Com informações do Diário do Litoral