Foto: Genilton Vieira/IOC

Em meio ao pior momento da pandemia do coronavírus, um jovem de 16 anos, morador do bairro Sá Catarina de Moraes, em São Vicente, morreu de dengue hemorrágica. É a primeira vítima fatal da doença na Baixada Santista, que, agora, se vê às voltas com uma explosão de casos de dengue e Chikungunya.

O adolescente foi internado no Hospital Municipal de São Vicente (HMSV) no dia 13 de fevereiro. O estado geral era regular, mas ele reclamava que estava vomitando sangue.

No hospital, os enfermeiros realizaram coleta de sorologia para dengue e outros exames laboratoriais para ajudar no diagnóstico. O jovem também recebeu medicação endovenosa.

Após ter piorado, foi encaminhado à Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde sofreu parada cardiorrespiratória. O adolescente chegou a ser intubado e os profissionais realizaram manobras de reanimação. Porém, ele não resistiu.

Número de casos

A prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria da Saúde (Sesau), divulgou uma nota afirmando que, desde o início de 2021, 330 casos de dengue foram confirmados. Outros 825 aguardam resultados de exames do Instituto Adolfo Lutz.

Em relação ao chikungunya, o município soma 149 casos confirmados e 338 que aguardam resultados de exames.