Costa Fascinosa - Foto: Ronaldo Barreto

O desembarque de 248 filipinos do Costa Fascinosa começou a ser realizado neste sábado (11), no Porto de Santos. Os tripulantes são submetidos a testes rápidos para a detecção do novo coronavírus antes de sair do navio e somente quem testar negativo poderá sair da embarcação.

A autorização foi concedida pela Anvisa para que os tripulantes possam retornar ao seu país. A operação teve início pela manhã e deve durar todo o dia.

Ônibus contratados pela Costa Cruzeiros para levar os tripulantes ao aeroporto internacional de Guarulhos também chegaram ao Terminal Marítimo de Passageiros Giusfredo Santini (Concais). O retorno para as Filipinas será feito em voo fretado pela empresa responsável pelo navio e está agendado para a noite deste sábado.

Proteção

Mesmo sem apresentar os sintomas, todos devem utilizar máscara de proteção, pois estão saindo de um navio que possui vários suspeitos a bordo. Dez tripulantes estão internados em um hospital de Santos, sendo que sete estão com o novo coronavírus.

O total de filipinos desembarcados só será confirmado ao término da operação, conforme análises clínicas e os resultados dos testes de Covid-19.

O Costa Fascinosa chegou a Santos no dia 17 de março e dois dias depois entrou em quarentena. Segundo dados de saúde do navio, há 37 suspeitos do novo coronavírus a bordo.