Foto: Divulgação

O Hemonúcleo de Santos está passando por grandes dificuldades pelo estado crítico de seu estoque. Há a necessidade de doações de todos os tipos de sangue com urgência. Para se ter uma ideia da situação, em outubro, o banco de sangue atingiu apenas 33% da sua capacidade.

Em consequência do baixo nível do estoque, a unidade está apelando por doações. O objetivo é aumentar a coleta e a oferta de bolsas de sangue para a rede de saúde.

Conforme informações da Secretaria de Saúde do Estado, o banco de sangue tem capacidade para 1.500 doações mensais. Em setembro, a unidade alcançou apenas 45% da capacidade, com 616 bolsas. Em outubro, piorou, chegando a 33%, com 494 bolsas.

O Hemonúcleo é responsável por abastecer de sangue os serviços de saúde de Santos, Bertioga, Mongaguá e São Vicente, além de receber solicitações diárias de transfusões do Hospital Guilherme Álvaro, em Santos, especialmente, para casos oncológicos e de onco/hematologia.

A unidade adota todos os critérios estabelecidos para a segurança dos doadores, diante da pandemia, como reforço na desinfecção dos ambientes, desinfecção das cadeiras a cada troca de doador, Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para os colaboradores, álcool em gel e o uso obrigatório de máscara.

Requisitos para doar

Para doar é necessário ter entre 16 e 69 anos (se for menor de idade, só com autorização dos pais e responsáveis); estar com a saúde em dia; pesar, no mínimo, 50 kg; apresentar um documento original, com foto; não ter ingerido bebida alcoólica, no mínimo, 12 horas antes da doação.

O Hemonúcleo de Santos fica à Rua Oswaldo Cruz, 197, no Boqueirão. O atendimento é de segunda a sábado, das 8 às 12h30 (exceto feriados).

Com informações do G1