Foto: Divulgação

Desde o mês de março, quando teve início a quarentena em consequência da pandemia do coronavírus, o Hemonúcleo de Santos está operando com somente 40% do estoque nos bancos de sangue. Caso as doações não se normalizem rapidamente, algumas cirurgias precisarão ser adiadas.

O fator principal para a queda no número de doações de sangue, apontado pelas autoridades, é a necessidade de se manter o isolamento social e o consequente medo de se dirigir a hospitais. No entanto, não se observa o mesmo receio das pessoas que lotaram as praias da região nos últimos finais de semana.

Até a metade de setembro, a unidade coletou 246 bolsas, sendo que o necessário para manter o abastecimento normalizado são 570 bolsas.

O Hemonúcleo fornece sangue para as cidades de Mongaguá, Bertioga e São Vicente, além de Santos. 

Segurança

A unidade adotou todos os critérios estabelecidos para segurança dos doadores: reforço na desinfecção dos ambientes e das cadeiras a cada troca de doador, uso dos equipamentos de proteção individual (EPIs) para os colaboradores, álcool em gel e uso de máscaras de proteção contra o coronavírus.

O Hemonúcleo de Santos fica na Rua Oswaldo Cruz, 197. O atendimento é realizado de segunda-feira a sábado, das 8 horas às 12h30, exceto nos feriados.