A vereadora Débora Camilo - Foto: Mariana Caramez

A Câmara Municipal de Santos recebe, nesta sexta-feira (29), a partir das 19 horas, uma audiência pública, cujo tema é: “Violência sexual na prática médica”. A iniciativa é da vereadora Débora Camilo (PSOL).

“É mais do que necessário. É urgente falarmos sobre esse tipo de violência para que as vítimas saibam identificar um abuso e não tenham medo de denunciar”, aponta Débora.

Está confirmada a participação da deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP).

“A violência obstétrica é um assunto pouco falado. Trata-se de uma série de constrangimentos, ofensas, agressões físicas ou verbais de todas as ordens que ocorrem durante o processo de parto contra as gestantes. Episódios que causam sofrimento físico e mental para as parturientes, quase sempre as mais pobres ou em situação de rua”, avalia Sâmia.

Desrespeito, abusos e maus-tratos são características da violência

Esse tipo de atuação por parte de profissionais de saúde está incluído no rol das ações de violência contra a mulher. É caracterizado, principalmente, por desrespeito, abusos e maus-tratos durante a gestação e/ou no momento do parto, seja de forma psicológica ou física, entre outras situações.

A prática provoca perda da autonomia capacidade das mulheres de decidir livremente sobre seus corpos e sexualidade, impactando, de forma negativa, na qualidade de vida das vítimas.