Fotos: Arquivo Pessoal

Finalmente acabou a espera de Paola Juvencio Quartieri. Na tarde desta segunda-feira (2), a jovem de 25 anos foi operada e teve retirado os pinos de sua coluna, que haviam se soltado de uma prótese. Internada há quase um mês na Santa de Casa de Santos, o marido de Paola, Fábio Dias, celebrou o fim de uma “espera muito dolorosa”.

A prótese foi colocada em Paola em 2018, logo após ela cair do quarto andar de um prédio. Desde então, a representante comercial passou a conviver com muitas dores. Em 2021, ela engravidou e, como consequência, os pinos passaram a se soltar.

“Após quase 30 dias de uma espera muito dolorosa, longe do convívio familiar, afastado do trabalho, estou muito aliviado por saber que, enfim, a cirurgia foi realizada”, desabafou Dias, em entrevista ao G1.

Segundo o marido de Paola, a cirurgia ocorreu entre às 14 e 19 horas, e todos os pinos do seu corpo foram retirados. “Não havia razão para mantê-los lá, pois [o osso] já estava consolidado”, explicou Fábio. “Quero agradecer ao hospital, à equipe médica e também aos jornalistas, que foram fundamentais [reportando o caso de Paola]”.

Sendo assim, Fábio Dias acrescentou que a esposa deve receber alta nesta quarta-feira (4). Até lá, Paola seguirá em observação na Santa Casa, diz o marido. “Estamos aliviados. Agora, vamos cuidar do pós-cirúrgico e, enfim, voltar à vida normal”, concluiu.

O caso

Em 2018, Paola caiu do quarto andar de um prédio. Por essa razão, sofreu graves lesões na coluna vertebral. Para sua sobrevivência, foi necessário implantar uma prótese contendo cerca de dez pinos para estabilizar a coluna.

Os anos seguintes permitiram que Paola retomasse sua vida normal, até que a gravidez trouxe à tona uma série de complicações. A situação se tornou crítica quando os pinos que sustentam a prótese começaram a se soltar, ameaçando perfurar a pele.

Paola deu entrada em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA),em 7 de setembro. No dia seguinte, em função da gravidade do seu quadro, foi levada para a Santa Casa de Santos, onde a cirurgia foi marcada e cancelada mais de uma vez.