Zona Noroeste - Foto: Divulgação/Prefeitura de Santos

A vereadora Telma de Souza (PT) se reuniu em São Paulo com o ministro da Educação, Camilo Santana. Na oportunidade, ela levou o pleito pela instalação de um futuro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia na Zona Noroeste de Santos.

O ministro se mostrou receptivo à ideia e se comprometeu a submeter aos setores técnicos do MEC a reivindicação de lideranças comunitárias e estudantis de Santos.

A proposta foi encampada pela Câmara Municipal de Santos, que aprovou por maioria moção de apoio nesse sentido proposta por Telma.

A vereadora e ex-prefeita explicou a Santana a importância de um instituto federal na Zona Noroeste, principalmente pelo fato dessas unidades de ensino terem como característica a forte integração às comunidades que as abrigam. Nos próximos dias, o MEC deve receber oficialmente a cópia da moção aprovada pela Câmara.

Confira a íntegra da Moção:

O Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, em visita ao Município, a criação de dois novos campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia em nossa região, um na vizinha São Vicente e o segundo, em Santos.

Um grande movimento de estudantes, principalmente secundaristas, junto com os moradores da Zona Noroeste de Santos, passou a se organizar e a reivindicar que a futura unidade santista seja instalada em um dos bairros dessa região.

Abaixo-assinado com esse pleito já reuniu mais de mil e duzentas (1.2 mil) assinaturas.

Essa parlamentar participou de encontro com lideranças comunitárias e estudantes que articulam, com justiça, a chegada dessa unidade de ensino à região, que é tão carente de serviços e se beneficiaria de uma instituição que possa alavancar o seu desenvolvimento e colaborar com a autoestima, tamanho o orgulho que um campus do gênero traria aos seus moradores.

Os institutos federais costumam oferecer, de acordo com a necessidade dos territórios onde estão instalados, cursos técnicos integrados ao ensino médio, licenciaturas e graduações tecnológicas, podendo ainda disponibilizar especializações, mestrados profissionais e doutorados voltados principalmente para a pesquisa aplicada de inovação tecnológica. São dezenas de campi do instituto espalhadas pelo País, com cerca de 70 mil alunos.

A organização pedagógica verticalizada, da educação básica à superior, é um dos fundamentos dos institutos federais. Essa estrutura tem o objetivo de fortalecer a missão dos institutos, que é o compromisso de intervir em suas respectivas regiões, identificando problemas e criando soluções técnicas e tecnológicas para o desenvolvimento sustentável com inclusão social.

Assim, diante do exposto, apresento o seguinte requerimento:

REQUEIRO, ouvido o Plenário, na forma regimental, que esta Casa envie Moção de Apoio à instalação na Zona Noroeste de Santos de futuro campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ministério da Educação.

REQUEIRO, também o envio de cópia deste aos:

– Exmo. Senhor Ministro da Educação, Camilo Santana, no endereço Esplanada dos Ministérios Bloco L – Ed. Sede e Anexos CEP 70.047-900 – Brasília / DF.

– Ao Magnífico Reitor do Instituto Federal em São Paulo, Senhor Silmário Batista, no endereço Rua Pedro Vicente, 625 – Luz, São Paulo – SP, CEP 01109-010.

– Ao Exmo. Prefeito Municipal de Santos Senhor Rogério Santos, no endereço Praça Visconde de Mauá, s/nº, 1º andar, Centro, Santos-SP CEP 11010-900.