Foto: Divulgação

Foi um episódio “político”. Esta foi a reação da candidata à prefeitura de São Vicente, Solange Freitas (PSBD), vítima de um ataque a tiros nesta quarta-feira (11). O veículo em que ela estava foi alvejado por cinco disparos.

A jornalista se dirigiu à delegacia junto com seu vice, Gil do Conselho, dois assessores e o motorista, para prestar depoimentos e registro de boletim de ocorrência (BO). Todos estavam no veículo, de acordo com reportagem de Júnior Batista, em A Tribuna.

“Isso, para mim, foi político. Não tem outro motivo que não foi esse. Não quero acusar ninguém, estou muito nervosa ainda. Não vou desistir, vou continuar firme e forte. Cada vez que vejo um ataque nas redes sociais, fake news, a gente fica muito bravo, se revolta, mas depois me dá forças para continuar”, declarou.

Solange Freitas – Foto: Reprodução/TV Tribuna

“Estou bem revoltada com essa situação, já faz sete meses que estão tentando calar a nossa voz por vários motivos. Não é fácil fazer a coisa certa. Mas o que aconteceu hoje passa dos limites, não foi um ataque só a Solange, foi um ataque contra a democracia, contra os eleitores de São Vicente”, destacou.

“Prefiro nem falar muito hoje, porque estou revoltada com essa situação, tenho receio de falar demais. Quero deixar bem claro que, apesar de sete meses com eles tentando me fazer desistir, eles não vão me levar pelo lado emocional. Desde que saí da TV para vir para esse processo, eles tentam de alguma maneira me fazer desistir. Mas eu não vou desistir, vou continuar firme e forte”, acrescentou.

“Não quero acusar ninguém, estou nervosa ainda, abalada com tudo o que aconteceu. Eu confio no trabalho da polícia. A gente tem certeza que vão descobrir quem foi. Vai prevalecer a democracia. Medo eu não tenho, se eu tivesse medo eu nem teria entrado nesse processo político. O meu sentimento hoje é de revolta, mas a gente não vai desistir”, completou.

Apuração

O governador João Doria (PSDB) usou sua conta no Twitter para lamentar o fato ocorrido com a candidata. “O atentado contra a jornalista Solange Freitas, que concorre à prefeitura de São Vicente, no litoral de SP, é uma violência condenável e um ataque à democracia. Determinei à Polícia Civil que esclareça este episódio e prenda o criminoso”, postou o tucano.

Políticos da Baixada Santista divulgaram mensagens de solidariedade à jornalista. Até o momento, nenhuma pessoa foi identificada ou presa pelas autoridades.

O ataque

O carro em que Solange Freitas estava com integrantes de sua equipe foi alvo de um ataque na manhã desta quarta-feira (11). O veículo da jornalista, à prova e balas, foi alvejado por vários tiros. Não houve feridos.

A ação aconteceu na Avenida Minas Gerais, em frente ao novo Pronto Socorro. O autor dos disparos não foi identificado e fugiu do local.

Segundo informações iniciais, dois homens em uma moto foram os responsáveis pelo ataque. Alguns disparos teriam sido em direção à cabeça da candidata. Há, inclusive, balas alojadas no vidro do veículo.