Foto: Divulgação/PMPG

Raquel Chini, candidata do PSDB, avançou na disputa pela prefeitura de Praia Grande. De acordo com o segundo levantamento do Instituto de Pesquisas A Tribuna (Ipat), ela aparece com 29,6% das intenções de voto.

Ela estava em segundo na primeira pesquisa do instituto, realizada no dia 21 de setembro, com 11,2%. No entanto, Raquel já despontava na liderança, com 36,3%, em levantamento Santa Cecília/Badra, divulgado em 15 de outubro.

Agora, segundo o Ipat, Delegado Comin (Podemos) aparece em segundo, com 11,9% e está tecnicamente empatado com Alexandre Cunha (Republicanos), com 7,8%, e com Danilo Morgado (PSL), com 5,8%.

Na sequência aparecem Janaina Ballaris (PL), 4,1%, também tecnicamente empatada com Cunha e Morgado. Em seguida, Professor Maurício (PT), 0,9%; Jasper Sol (PSOL), 0,3%; e Erika Pedrosa (PRTB), 0,3%. 

Ao todo, 21,5% estão indecisos, 14,1% disseram que votarão em branco ou anularão e 3,2 afirmaram que não votarão em “nenhum deles”.

Estes números se referem à pesquisa estimulada, na qual os nomes dos candidatos são mostrados aos eleitores.

Espontâneo

No levantamento espontâneo, no qual os nomes dos candidatos não são apresentados aos pesquisados, Raquel Chini também lidera, mas com 17,2%.

Em seguida, cinco candidatos aparecem tecnicamente empatados: Comin (3,7%), Cunha (3,5%), Morgado (2,6%), Janaina (1,4%) e Jasper (0,3%). Erika e Professor Maurício não foram mencionados.  

O Ipat entrevistou 600 eleitores, no dia 19 de outubro. A margem de erro é de 3,8 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral, sob o número SP-03727/2020.