Paula e Padilha durante reunião - Foto: Divulgação/Secretaria de Relações Institucionais do governo

A procuradora municipal de Cubatão, Paula Ravanelli (PT), quer a adesão do município ao Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia, movimento que reúne centenas de cidades ao redor do mundo. 

O programa busca integrar os municípios na troca de expertise e experiências em políticas e ações que reduzam os efeitos das mudanças climáticas e adoção contínua de energias renováveis no seu desenvolvimento.

Paula vai fazer oficialmente o convite ao prefeito de Cubatão, Ademário de Oliveira (PSDB), para que a cidade integre o pacto, que é coordenado pela Associação Mundial de Governos Locais e Subnacionais pelo Desenvolvimento Sustentável (ICLEI).

“Cubatão tem um histórico fantástico de superação de problemas causados pela poluição, como todos sabem”, aponta a procuradora. Para ela, além de poder colaborar com cidades de outros países, como dos continentes asiático e africano, que enfrentam o drama da poluição e os efeitos da mudança climática, Cubatão poderia ter grandes vantagens com o intercâmbio de novas propostas políticas e práticas que surgem continuamente em países desenvolvidos.

“Cubatão tem autoridade no tema e deve estar na vanguarda dessa discussão e da adoção de políticas mitigadoras dos problemas do clima”, ressalta.

Convite para Brasília

Paula retornou de Brasília, nesta quarta-feira (10), após rápida passagem pela capital federal. Ela se reuniu com o ministro da Secretaria de Relações Institucionais da presidência da República, Alexandre Padilha (PT).

A procuradora explica que o encontro serviu para agradecer, pessoalmente, o convite que recebeu de Padilha para ser assessora especial da Secretaria. Além disso, ela se colocou à disposição para ser interlocutora de Cubatão junto ao governo federal.

“Declinei do convite porque estou muito envolvida na reconstrução do PT de Cubatão e espero que tenhamos uma chapa forte nas eleições municipais de 2024”, afirma Paula, que foi candidata a prefeita pelo partido em 2020. Atualmente, ela integra o diretório e é secretária de Formação Política do PT-Cubatão.

Paula atuou no governo federal por 14 anos, durante os governos Lula (PT) e Dilma (PT), como subchefe de Assuntos Federativos, entre outros cargos.