Prefeitura de Santos - Foto: Anderson Bianchi/PMS

Por Lucas Vasques e Luís Henrique Santana

Levantamento realizado pelo Instituto Paraná Pesquisas sobre a intenção de voto dos moradores de Santos à prefeitura municipal aponta para uma suposta polarização entre a candidata da extrema direita e deputada federal, Rosana Valle (PL), e o atual mandatário, Rogério Santos (Republicanos).

Ambos são apoiados, respectivamente, por Jair Bolsonaro (PL) e por Tarcísio de Freitas (Republicanos), atual governador do estado. O que, na prática, quer dizer que os dois apoiam o ex-presidente da República.

Porém, um fato novo pode dar outra face às eleições santistas. Reunião entre os representantes de PT e PSOL, nesta quarta-feira (13), definiu o apoio do partido de Débora Camilo à ex-prefeita Telma de Souza.

Estimulada

No cenário em que os nomes foram lançados à população, Rosana aparece com 36,1%. Já Rogério, tem 27%. A ex-prefeita e atual vereadora da cidade, Telma de Souza (PT), surge em 3°, com 19,8%. Débora Camilo (PSOL), também vereadora, fecha a lista, em 4°, com apenas 3%.

Contudo, depois do anúncio do apoio do PSOL a Telma, a petista ficaria com 23,8% das intenções de voto, o que deixaria a disputa embolada com Rogério Santos.

Não sabem ou não responderam foram 6%, enquanto votos em brancos ou nulos, 8,1%.

Espontânea

Já quando o eleitor é indagado a responder sobre quem votaria nas eleições para o executivo municipal, mas sem a indicação de nomes, a indecisão predomina. Isso porque 70,5% dos entrevistados afirmaram não saber em quem votar ou não responderam.

Neste cenário, contudo, Rosana também lidera, mas com apenas 7,6%, à frente do atual mandatário, Rogério, com 7,1%, e o ex-prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), com 5,9%. Telma, com 2,1%, e Débora, com 0,4%, completam a lista. Votos em branco ou nulo foram 5,9%, enquanto outros nomes citados somaram 0,5%.

Rejeição

Telma de Souza aparece como a candidata mais rejeitada entre os eleitores entrevistados, com 37,1%. Débora Camilo, com 23,6%, Rosana Valle, com 17,9%, Rogério Santos, com 17,3%, e Paulo Alexandre Barbosa, com 16,6%, completam a lista.

Não sabem ou não respondem foram 11,4%. Já 3,6% disseram que poderiam votar em qualquer um dos políticos.

Lula x Bolsonaro

Os números relacionados à aversão da população aos candidatos apontam para um dado significativo entre os eleitores de Santos: Lula e Bolsonaro têm praticamente o mesmo nível de rejeição.

Apesar de Telma de Souza ter 37,1% nesse quesito, os candidatos bolsonaristas, Rosana Vale e Rogério Santos, somados, chegam a 35,2%.

Metodologia

A pesquisa foi feita com 800 eleitores de Santos, em entrevistas pessoais realizadas entre os dias 8 e 13 de março, com 95% de grau de confiança e 3,5 de margem de erro.