Fotos: Adam Gray

Centenas de apoiadores do presidente norte-americano, Donald Trump, protestaram, neste sábado (12), contra o resultado da eleição de 3 de novembro nos Estados Unidos. Mesmo sem o menor indício de fraude, eles contestam a vitória de Joe Biden.

Ocorreram atos em várias cidades, como Olympia, capital do estado de Washington, Atlanta e St. Paul, em Minnesota, que terminaram em confronto com grupos contrários ao atual presidente. Em Washington, quatro manifestantes foram esfaqueados e, de acordo com informações do The New York Times, uma pessoa foi baleada em Olympia.

Duas pessoas estão sob custódia, suspeitas de participação no caso, segundo informações de Chris Loftis, porta-voz da Polícia do Estado de Washington. Não foi divulgado o estado de saúde da vítima.

As pessoas foram esfaqueadas perto de um bar no centro da capital. Porém, não se sabe a qual grupo os feridos pertenciam, conforme informou o Washington Post.

Ainda em Washington, manifestantes favoráveis a Trump portavam bandeiras com os dizeres “Stop the Steal” (“Pare o roubo”). Eles se uniram a aproximadamente 200 integrantes da milícia nacionalista de ultradireita, Proud Boys.

Muitos deles reproduziam com as mãos gestos de supremacistas brancos e usavam uniformes de combate, camisetas pretas e amarelas, coletes à prova de balas e capacetes.

Houve confronto com membros do movimento antifascista. A polícia utilizou spray de pimenta contra ambos os grupos. Ao todo, 23 pessoas foram detidas na cidade de Washington.

Novo revés

A Suprema Corte dos Estados Unidos negou, nesta sexta-feira (11), o pedido do procurador-geral do Texas para anular o resultado da eleição presidencial em estados-chave que deram vitória a Biden. Foi mais um revés da tentativa de Trump de reverter a derrota nas urnas.

Biden venceu com 306 votos contra 232 de Trump no Colégio Eleitoral e teve mais de sete milhões de votos a mais do que seu adversário republicano na votação popular.

Assista aos vídeos:

Com informações da BBC News, do G1 e da AFP