Foto: Divulgação/Sputnik V

A população de Moscou, capital da Rússia, começa a ser imunizada contra o coronavírus neste sábado (5). Os primeiros a receberem as doses da Sputnik V serão professores, médicos e assistentes sociais. O anúncio foi feito nesta quinta (3) pela prefeitura da cidade.

O presidente Vladimir Putin decidiu criar um programa de vacinação voluntária em grande escala, já para a próxima semana. Em agosto, após liberar o uso da Sputnik V, o país se tornou o primeiro a aprovar uma vacina contra Covid-19. Em outubro, a Rússia deu aval para sua segunda vacina.

O Instituto Gamaleya, laboratório que produziu o imunizante, divulgou, em novembro, que a vacinação em massa deveria ser iniciada entre janeiro e fevereiro de 2021.

Os cientistas que desenvolveram a Sputnik V divulgaram, na semana passada, que a vacina teve eficácia “acima de 95%”, 21 dias após a aplicação da segunda fase. Contudo, os resultados ainda não foram publicados em revista científica.

No Brasil

O estado do Paraná firmou parceria com o governo da Rússia para a produção da Sputnik V no país. Em outubro, o fundo russo que financia o desenvolvimento da vacina disse que o Brasil poderia começar a produzir o imunizante neste mês.

Com informações da Gazeta de S. Paulo