Foto: Reprodução

Por Revista Fórum

O chanceler da Áustria, Sebastian Kurz, declarou nesta terça-feira (3) que os múltiplos ataques ocorridos na capital da Áustria, Viena, “é uma luta entre a civilização e barbárie”. Ele também confirmou que os ataques tiveram “motivações islamitas”.

Kurz declarou à imprensa local que as vítimas “nunca serão esquecidas” e que os valores fundamentais da sociedade austríaca serão defendidos.

Itamaraty acompanha o caso

Por meio de uma nota, o Itamaraty declarou que “acompanha, com grande atenção, as investigações das autoridades da Áustria acerca do suposto ataque terrorista perpetrado na noite desta segunda-feira no centro de Viena”.

O comunicado do Itamaraty destaca que, até este momento, não há registro de brasileiros entre as vítimas do atentado.

Mortos e feridos

Um grande tiroteio foi registrado na noite de segunda (2) em Viena, e deixou, de acordo com a imprensa local, ao menos dois mortos e dezenas de feridos. A polícia confirma, até agora, uma vítima fatal.

O incidente aconteceu nas imediações da Praça Schwedenplatz, no centro da cidade, perto de uma sinagoga. O Ministério do Interior austríaco fala em “possível atentado terrorista”.

De acordo com a agência de notícias AFP, uma das vítimas fatais seria um dos autores do ataque. Além disso, um policial teria ficado gravemente ferido. A identidade das vítimas fatais e dos feridos, bem como a dos suspeitos de começarem o tiroteio, não foram reveladas.

Segundo o periódico austríaco Kronen Zeitung, um dos suspeitos de realizar o ataque ainda teria acionado um cinto com explosivos e outro possível participante do ataque teria sido preso.