Foto: Divulgação

Por Luisa Fragão, da Revista Fórum

O candidato do MAS (Movimiento al Socialismo) à presidência da Bolívia nas eleições gerais deste domingo (18), Luis (Lucho) Arce, foi às redes sociais para celebrar o levantamento de boca de urna que indicou uma vitória de sua chapa já no primeiro turno.

“Muito grato pelo apoio e confiança do povo boliviano. Recuperamos a democracia e recuperaremos a estabilidade e a paz social. Unidos, com dignidade e soberania”, escreveu Arce no Twitter. Vitória ocorre cerca de um ano depois do golpe de Estado que derrubou o ex-presidente Evo Morales, do MAS.

Morales também celebrou a vitória de Arce e dos demais candidatos do MAS no Congresso. “Irmãs e irmãos: a vontade do povo foi imposta. Foi produzida uma vitória retumbante do MAS-IPSP. Nosso movimento político terá maioria nas duas câmaras. Voltamos milhões, agora vamos devolver dignidade e liberdade às pessoas”, afirma.

O ex-presidente também parabenizou diretamente Luis Arce e seu vice, David Choquehuanca, pela vitória. “Meus sinceros parabéns aos irmãos @LuchoXBolivia e @LaramaDavid por esta grande vitória, e às autoridades eleitas, à Assembleia Legislativa, aos movimentos sociais, aos militantes e simpatizantes do MAS-IPSP, agradeço o empenho e o compromisso com #Bolivia”, disse.

Jeanine Añez, que se autoproclamou presidenta do país após o golpe contra Evo Morales, também reconheceu o resultado eleitoral e a vitória de Arce. “Ainda não temos uma contagem oficial, mas pelos dados que temos, o Sr. Arce e o Sr. Choquehuanca venceram as eleições. Parabenizo os vencedores e peço que governem pensando na Bolívia e na democracia”, escreveu no Twitter.

Primeiro turno

Levantamento de boca de urna realizado pelo instituto Ciesmori para a rede Unitel aponta que Arce conquistou 52,4% dos votos válidos, seguido pelo ex-presidente Carlos Mesa, do Comunidade Cidadã, com 31,5%. O ultraconservador Luis Fernando Camacho é o terceiro, com 14,1%. O resultado avassalador garante vitória em primeiro turno. Os dados foram obtidos em contagem rápida das atas de votação.

Pesquisas de opinião divulgadas antes das eleições já indicavam uma possível vitória em primeiro turno, mas com uma margem menor. A demora na divulgação do resultado da boca de urna foi questionada por Morales e criticada pelo porta-voz do MAS, Sebastian Michel. Michel foi o primeiro a falar abertamente na rede Unitel que havia uma vitória em primeiro turno.