A alta comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Michelle Bachelet - Foto: Reprodução

Por Fórum

A alta comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Michelle Bachelet, alertou nesta segunda-feira (27) sobre a importância de países respeitarem os direitos humanos, de modo a evitar um “desastre” em meio à pandemia do coronavírus.

“A violação de direitos, como a liberdade de expressão, pode causar danos incalculáveis ao esforço de conter a Covid-19 e suas repercussões socioeconômicas prejudiciais”, disse Bachelet em comunicado.

Ela afirmou ainda que a ONU está preocupada com medidas e leis em alguns países que “contêm referências a crimes que não estão bem definidos e são, às vezes, severamente sancionados, levantando preocupações de que esses padrões possam ser usados para amordaçar a imprensa e deter críticos e oponentes”.

“Dada a natureza excepcional desta crise, é evidente que os Estados precisam de poderes adicionais para lidar com ela. Mas, se o estado de direito não for respeitado, corremos o risco de uma emergência de saúde pública se tornar um desastre para os direitos humanos”, acrescentou.