Joe Biden - Foto: Wikimedia Commons

Por Victor Farinelli, da Revista Fórum

Uma pesquisa sobre as eleições dos Estados Unidos realizada pela consultora Opinium Research e publicada pelo jornal britânico The Guardian, apresentou um cenário muito favorável ao candidato Joe Biden.

O representante do Partido Democrata tem 57% das intenções de voto e uma vantagem confortável em relação ao atual presidente Donald Trump, que tenta sua reeleição como candidato do Partido Republicano, mas que possui apenas 40%.

A diferença de 17 pontos percentuais é a maior já registrada desde o início da corrida eleitoral norte-americana, cenário que ganha ainda mais significado pelo fato de que faltam menos de três semanas para o dia da votação, que ocorrerá no dia 3 de novembro.

Ascensão

Em comparação com a última medição da mesma consultora, em agosto, Biden subiu 1,5%, mas contou com uma queda de quase 4% de Trump, o que permitiu a maior diferença até o momento.

Com o cancelamento do debate que estava programado para esta quinta-feira (15), os candidatos terão apenas mais um cara a cara antes do pleito, que acontecerá em 22 de outubro. A campanha de Trump propôs a realização de outro debate, no dia 29 de outubro, mas até o momento a equipe de Biden tem se mostrado contrária à esta opção.