Nancy Pelosi - Foto: Divulgação

Por Lucas Rocha, da Revista Fórum

A presidenta da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, a democrata Nancy Pelosi, se referiu a Joe Biden, candidato do Partido Democrata à presidência dos EUA, como “presidente eleito” durante coletiva de imprensa concedida nesta sexta-feira (6). Após a virada em estados como Geórgia e Pensilvânia, Biden está com a vitória nas mãos, apesar da contagem ainda prosseguir.

“Nesta manhã está claro que a chapa Biden-Harris vai ganhar a Casa Branca”, declarou a democrata. “Joe Biden foi de vice-presidente a presidente eleito. É um dia feliz para o nosso país”, completou.

Pelosi, que já teve diversos atritos com o atual mandatário, Donald Trump, exaltou a figura de Biden. “Joe Biden é um unificador, porque ele está determinado em aproximar as pessoas novamente, porque ele respeita todos os pontos de vista”, afirmou.

“Sua eleição é histórica, impulsionada pela maior votação de todos os tempos na história do nosso país, 73,8 milhões, e contando com o maior número de votos já recebidos por qualquer chapa presidencial na história”, completou.

Geórgia

Um dos dois estados-chave em que Biden conseguiu ultrapassar Trump na reta final da apuração, a Geórgia deve passar por uma recontagem em razão da margem apertada que parece se consolidar. O anúncio foi feito por Gabriel Sterling, responsável pelo sistema de votos no estado.

Nesse momento, os dois aparecem empatados com 49,4% dos votos. A vantagem de Biden é de menos de 2 mil votos: 2.450.184 contra 2.448.620, segundo a apuração da AP/Google.

Com informações da CBS, do Uol e da ANSA