Foto: Arquivo

Por Ricardo Ribeiro, da Revista Fórum

A hashtag #MTVRacista viralizou nas redes sociais e chegou a ser o assunto mais comentado do Twitter na manhã desta segunda-feira (31). Diversas publicações passaram a apontar condutas discriminatórias, antigas e recentes, por parte da emissora de TV estadunidense, especializada em música e videoclipes.

O movimento teria começado depois de uma publicação do site “corredor5. Art” sobre a MTV já ter adotado no passado a política de não tocar música negra e de ter se recusado a veicular Billie Jean. O comportamento teria mudado apenas por razões financeiras, com uma crise gerada na indústria depois do fim da Disco Music.

Influenciadores e integrantes do meio artístico também entraram na hashtag e acusaram a MTV de explorar Michel Jackson para se recuperar da crise e tentar reduzir a imagem racista.

Premiação

A discussão nas redes também mirou a famosa premiação da emissora, o Video Music Awards (VMA). O movimento negro vem criticando a criação de uma categoria R&B específica para premiar negros, que poderiam ser premiados em outras categorias como música do ano, artista do ano ou clipe do ano.

Em 2019, a MTV já tinha sido acusada de racismo por fãs de K-pop, quando o VMA adotou uma categoria específica para o gênero musical de origem sul-coreana. Fãs comentaram que a atitude põe artistas sul-coreanos “em um gueto”.

Outros casos também foram apontados nas redes, acompanhe:

https://twitter.com/IzabelaViench/status/1300292932352831489