Santo Estevão - Foto: Reprodução/Facebook

Por Ricardo Ribeiro, da Revista Fórum

Um surto de coronavírus atingiu uma comunidade brasileira que vive em Santo Estevão, uma aldeia localizada a 60 quilômetros de Lisboa. Segundo as autoridades de saúde de Portugal, já foram confirmados 22 casos de Covid-19 e há mais de 80 pessoas em isolamento.

A aldeia, equivalente a uma pequena vila rural, faz parte da cidade de Benavente e tem cerca de 1.800 habitantes. Os casos estão concentrados em nove famílias que moram e trabalham na região. A maior parte dos brasileiros em Santo Estevão atua na manutenção de casas de veraneio de luxo.

Situação mais crítica

O caso inicial é um brasileiro que veio de Lisboa. A capital portuguesa tem hoje a situação mais crítica no país, que tem mais de 70% dos novos casos. O homem procurou um hospital da região na semana passada, após apresentar sintomas.

O exame deu positivo e as autoridades fizeram uma força-tarefa para identificar redes de contágio e realizar testes em todos os potenciais afetados. Casos suspeitos e confirmados, seguindo as regras do país, estão confinados em casa, com monitoramento constante das equipes de saúde.