Foto: Reprodução

Por Luisa Fragão, da Revista Fórum

A Johnson & Johnson informou nesta segunda-feira (12) que decidiu suspender temporariamente os testes da vacina contra Covid-19 após um de seus voluntários apresentar uma doença “inexplicável”. Em setembro, o laboratório AstraZeneca, que desenvolve sua vacina com a Universidade de Oxford, interrompeu os ensaios clínicos pelo mesmo motivo.

“Interrompemos temporariamente a administração de novas doses em todos os nossos testes clínicos da vacina Covid-19, incluindo o ensaio ENSEMBLE de fase 3, devido a uma doença inexplicável em um participante do estudo”, afirmou a empresa em um comunicado. Com a pausa no ensaio clínico, o sistema online usado para inscrever os pacientes no estudo foi fechado.

A empresa também afirma no comunicado que convocou o conselho de monitoramento de dados e segurança, órgão independente que zela pela segurança dos pacientes durante os testes, para analisar a doença apresentada pelo voluntário.

De acordo com a nota, a doença está sendo “analisada e avaliada pelo Conselho de Monitoramento de Segurança de Dados independente ENSEMBLE (DSMB), bem como por nossos médicos clínicos e de segurança internos”.

Autorização

A imunização da Johnson & Johnson foi a quarta a obter autorização para realizar testes de fase 3 no Brasil, em agosto. Em setembro, a empresa anunciou que começaria a terceira etapa em todo o mundo, com 60 mil voluntários.

No Brasil, segundo a Anvisa, são 7 mil participantes. Os outros países onde o estudo é realizado são Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru e África do Sul.