Jair Bolsonaro e o premiê indiano Narendra Modi - Foto: Cleber Caetano/PR

Por Lucas Rocha, da Revista Fórum

Depois de três dias com cerca de 90 mil casos diários, a Índia ultrapassou o Brasil nesta segunda-feira (7) no número total de casos e se tornou o segundo país do mundo com mais infectados pelo novo coronavírus.

Segundo dados oficiais do governo indiano, o país chegou a 4,2 milhões de infecções pelo Sars-Cov-2, ficando atrás apenas dos Estados Unidos no número total de casos (6,4 milhões). O Brasil, agora, aparece em terceiro com 4,13 milhões.

Desde sábado (5), o país asiático vem batendo seus próprios recordes no número de casos diários e nessa segunda atingiu 90.082 novos registros. Segundo autoridades indianas, esses números são casos acumulados de um período anterior, mas o país tem implementado uma reabertura acelerada que pode ter provocado a proliferação de uma segunda onda.

Mortes

A Índia, no entanto, possui um número de mortos bem inferior ao Brasil. Enquanto o país governado por Jair Bolsonaro registra 126 mil óbitos, o governado pelo premiê Narendra Modi, oficialmente, teve 71,6 mil mortes durante a pandemia e é o terceiro no ranking global.

Segundo dados do Centro de Pesquisas do Coronavírus, da Universidade Johns Hopkins, já são 27,1 milhões de casos no mundo. 883.590 já morreram em decorrência da Covid-19.

Com informações do G1