Foto: Reprodução/Twitter

Por Luisa Fragão, da Revista Fórum

A idosa Margaret Keenan, que completa 91 anos na próxima semana, foi a primeira pessoa a ser vacinada no Reino Unido. Ela recebeu uma dose da vacina Pfizer/Biontech em um hospital da região central da Inglaterra, na manhã desta terça-feira (8).

“Sinto-me muito privilegiada por ser a primeira pessoa vacinada contra a Covid-19”, afirmou à CNN. “É o melhor presente de aniversário antecipado que eu poderia desejar, porque significa que posso finalmente passar um tempo com minha família e amigos no Ano Novo, depois de ficar sozinha na maior parte do ano”, completou.

Cerca de 800 mil doses da vacina devem estar disponíveis nesta primeira semana e serão distribuídas em 70 hospitais do Reino Unido. Pessoas com mais de 80 anos e parte dos profissionais de saúde têm prioridade.

No total, 40 milhões de doses da vacina da Pfizer/BioNTech foram adquiridas no Reino Unido. Como cada pessoa precisa de duas doses, 20 milhões de pessoas serão imunizadas.

Restrições

Autoridades do país estimam que, caso a imunização massiva dê certo, grande parte das restrições impostas pela pandemia pode ser suspensa até abril.

A vacina da Pfizer é uma das quatro que estão sendo testadas no Brasil. O governo brasileiro, no entanto, ainda não fez acordo para adquirir o imunizante.